TROCAS E DEVOLUÇÕES



O que acontece se o artigo chegar danificado?


Todos os artigos são embalados no Centro Electrónico com o máximo cuidado e vão protegidos dentro de caixas personalizadas por bolsas de ar e papel com a respectiva cinta anti-abertura. Caso note que a embalagem está danificada e sem a nossa fita adesiva personalizada, como também sem estar cintada deve contactar-nos imediatamente e trataremos de indicar-lhe quais os procedimentos a ter junto com o estafeta da transportadora.

Solicitamos que no momento de recepção da encomenda transportada pelas nossas transportadoras (CTT EXPRESSO ou NACEX), verifique o estado da(s) caixa(s) e mencione sempre o que detecta durante a entrega, como por exemplo: "Caixa danificada"; "Caixa com marcas de queda"; ... na folha de recepção do motorista, bem como verifique sempre que possível no interior da(s) caixa(s) o conteúdo da sua encomenda, para que no caso de haver algum produto danificado ou em falta possa ser realizada de imediato uma reclamação do serviço e seja activado o seguro para cobrir todos os estragos/furtos.

No entanto após aceitação da encomenda e durante abertura da mesma, se detectar algum dano causado pelo transporte, terá que nos contactar via email de imediato (no proprio dia da entrega) detalhadamente com descrição do dano e fotografias de prova, neste caso dos produtos em causa, da caixa juntamente com a etiqueta identificadora da expedição/transportadora e essencialmente do nosso embalamento utilizado, ao qual todos os dias primamos pela qualidade.

Seguem-se os termos do acordo legal entre o Cliente e o Centro Electrónico. Ao aceder, navegar e utilizar a nossa loja online (www.centroelectronico.pt), o Cliente reconhece que leu, compreendeu e está de acordo com as nossas Condições de Utilização.
O Centro Electrónico pode a qualquer momento alterar as condições de utilização sem aviso prévio ao cliente, rever as condições de utilização deve ser uma norma prática pelo cliente.

Resolução de contratos nas compras à distância (Realizadas em www.centroelectronico.pt)?
Para compras à distância (online e a receber na morada via transportadora), a Lei Portuguesa estabelece ao consumidor um prazo de 14 dias (vulgarmente conhecido como período de reflexão) após data da fatura, durante o qual pode devolver o(s) artigo(s) sem a necessidade de indicar um motivo.
Nos casos de livre Resolução de Contrato, os portes de devolução ficam a cargo do consumidor, conforme estipulado no n.º 2 do artigo 13º do Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de Fevereiro, e o valor de portes pago na encomenda não é creditado.

Na livre Resolução de Contrato em encomendas efetuadas nas quais o cliente usufrua de portes grátis, os encargos de devolução são da responsabilidade do consumidor e os portes inicialmente oferecidos são cobrados através de emissão de uma fatura, e o respetivo valor descontado no montante a devolver.

Resolução de contratos (Devoluções) - Compras realizadas diretamente nas nossas lojas?
Para compras efetuadas diretamente em espaço comercial, ao contrário do que acontece nas compras à distância, a Lei Portuguesa não estabelece a obrigatoriedade da empresa vendedora (neste caso o CENTRO ELECTRÓNICO) aceitar a Resolução de Contrato (Devolução) caso esse artigo esteja em conformidade, e nesse caso, apenas aceitamos trocas/devoluções quando apresenta um produto com defeito de fabrico.

Nota: Levantamento de encomendas no espaço comercial decorrente de reservas ou compras previamente feitas através da Loja Online, será aplicada a legislação que rege as compras efetuadas diretamente no espaço comercial, não contando desta forma como uma compra efetuada à distância.
 
1. Condições de aceitação de Devoluções/Trocas:
Apesar de serem aceites devoluções/trocas nos primeiros 14 dias em compras à distância (conforme descrito acima), os bens devolvidos só serão aceites caso respeitem as seguintes condições:
1.1. O artigo devolvido tem de estar intacto e sem qualquer marca/dano de uso.
1.2. Terá de devolver o artigo juntamente com a sua embalagem, manuais e acessórios imaculados.
1.3. Juntamente com o bem devolvido, terá de juntar a fatura onde consta esse mesmo artigo.
No caso de violação de algum destes pontos, não poderemos aceitar a devolução (e o consequente reembolso) ou a troca.
 
2. Produtos NÃO aceites para Devoluções/Trocas:
Salvo anomalia técnica, existem artigos que pela sua natureza não podem ser aceites para devoluções/trocas.
2.1. Não são aceites trocas ou devoluções de auriculares/auscultadores/headsets, baterias, pilhas, cartões de memória, discos externos, semicondutores, transformadores de linhas, ópticas laser, soldadura, consumíveis/produtos desgaste, produtos de higiene ou software.
2.2. Não são aceites trocas ou devoluções de televisões, portáteis, telemóveis, smartphones, smartwatchs ou tablets que tenham os selos das embalagens da marca quebrados.
2.3. Grandes e Pequenos Electrodomésticos e/ou Encastre.
2.4. Produtos instalados.
2.5. Produtos que tenham sido ativados.
PEDIDO ESPECIAL DE CLIENTE: Após o Centro Electrónico realizar encomenda de um(uns) produto(s) ao(s) fornecedor(es) a pedido especial de um cliente, a mesma não se responsabiliza pela não satisfação do produto(s) como recusa automaticamente a sua devolução, visto que houve informação/aceitação/acordo nas características/especificações do(s) produto(s).


3. Formas de reembolso de Devoluções:
Caso pretenda o reembolso nas compras Online, o mesmo será feito pela mesma via do pagamento inicial. o CENTRO ELECTRÓNICO fará o reembolso do valor pago pelo artigo assim que seja feita a verificação técnica do estado do produto e verificação do cumprimento das condições acima descritas (Ponto 1).

 

4. Dar início ao processo de Devolução/Troca:
Para dar início ao processo de devolução/troca basta dirigir-se a uma das lojas CENTRO ELECTRÓNICO com o artigo e a sua fatura, ou caso não tenha essa possibilidade, terá de iniciar um pedido de RMA no formulário na sua área reservada na loja online (www.centroelectronico.pt), mencionando na causa da avaria. Posteriormente deve enviar o artigo via transportadora para o Armazém/Sede (Rua Outeiro do Pomar - Fracção A, Zona Industrial Casal do Cego - Marrazes. 2415-458 Leiria).
Estando o artigo em conformidade, o valor dos portes da devolução ficam a cargo do consumidor.


Litígios de Consumo - Entidade RAL

Nos termos da lei 144/2015 a entidade RAL aconselhada é: CNIACC - CENTRO NACIONAL DE INFORMAÇÃO E ARBITAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO / Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa - Campus de Campolide - 1099-032 Lisboa - Telefone: 213847484.